Difícil colocar em palavras porque é a experiência de um estado que está além das palavras, dos pensamentos, e até mesmo das sensações. Simplesmente é!
Tudo impecável. A prática é intensa, desafiadora e prazerosa. É uma possibilidade de um encontro profundo, único, em muitos níveis. Minha experiência foi transformadora, mas ainda sem palavras.
Exatamente o que eu precisava – presença, consciência, percepção.
São 7 dias intensos que passam num piscar de olhos. Uma experiência profunda e única, sensação de quero mais, uma outra forma de olhar para mim mesmo e de fato entender o que são sensações e pensamentos, e onde estou neste momento.
Muito melhor do que eu supunha, acredito ter sido transformadora. O coordenador é inspirador, além de muito amoroso, atento e disponível aos alunos.
Encontrei algo que não vim procurar. Esse “algo” já me escapou várias vezes. Agora a prática do Zazen faz parte da minha vida.
Me falta a palavra para descrever a minha segunda experiência Kyol Che. A primeira, 10 anos antes, eu talvez tivesse chamado no final de “êxtase-êxtase”. Essa de agora não teve êxtase como esperado, mas algo mais verdadeiro e profundo: as lágrimas que fluíram foram de gratidão, porque me senti aceita.
Faltam palavras! Diria que esse foi um aprofundamento na prática da meditação. Incrível! Sinto que o melhor ainda está por vir… Parece que vou tomar consciência do que foi esse retiro só daqui a alguns dias!
Foi o melhor Carnaval de que posso me lembrar! O melhor de todos os efeitos é que se alterou a maneira como olho para tudo, inclusive para mim mesmo.
O resultado da prática nem sempre é perceptível na prática em si, mas ao tomar o café da manhã, ao caminhar ou ao simplesmente olhar o céu e ver que algo está realmente diferente.
A prática é inacreditavelmente simples e eficaz, é tão simples que nem acreditamos. A experiência é muito intensa, de um silêncio pulsante, uma vida amorosa brotando do fundo do silêncio.
Entrei mais profundamente dentro de mim mesmo. Ir além da mente é algo maravilhoso.
A experiência foi muito boa, acompanhei com facilidade e tive insights. Os sonhos e o sono ficaram muito melhores.
Passei do inferno de mim mesmo para o céu de mim mesmo, saio bem diferente.
Vocês preparam a trilha perfeita para o nosso caminho, tornando-o mais prazeroso. Agora tenho certeza do caminho a seguir, e na paz!
A organização é surpreendente – nada falta, tudo funciona a tempo e a hora. Minha experiência foi de encontro com as mazelas e com a paz – tudo isso anda de mãos dadas e poder observar com neutralidade é muito bom.
Desde a recepção fui surpreendida com o carinho e o acolhimento. O sentar em zazen foi uma experiência incrível, um mergulho dentro de mim. Descobri um espaço interno não conhecido.
O Kyol Che foi uma grande experiência de encontro comigo mesma. Saio me sentindo mais livre, amorosa, e inspirada a reforçar mais minha prática diária.
Tudo perfeito! E do que é perfeito não se precisa tirar nem por.
Gostei muito, me trouxe uma percepção apurada do sentimento de contentamento em todas as horas durante a prática, mostrando a eficácia do sentar em zazen.
A experiência foi fantástica! Recheada de profundos trabalhos internos e grandes compreensões. Exatamente o que eu gostaria de ter encontrado.
Um encontro para toda a vida. O silêncio foi para mim a forma mais pura e bela de liberdade.
O Kyol Che nos possibilita perceber o que é. Nem mais, nem menos. É isso.
O Kyol Che nos leva a perceber que a única coisa real na vida é o momento tal como ele é, absoluto em si mesmo.
Todas as práticas, sem exceção, foram de muitas percepções. Foi uma experiência totalmente diferente de tudo que já vivenciei.
Foi como o movimento de uma onda: no início estável e confortadora por me aproximar da experiência que vinha buscando, no meio um ápice de emoções e turbulências que por fim se acalmaram e houve uma profunda integração e paz.
O Reencontro com a meditação, com mantras e outros mestres trouxe uma outra dignidade à minha vida atual, revolta e afundada em obrigações, deveres e preocupações. Um calmante-bálsamo para minha alma mental.
Maravilhoso, necessário, integrador! Senti muita leveza e libertação. As práticas são excelentes, não achei nada cansativas.
Foi fantástico e ao mesmo tempo real. Sinto-me inundada pela paz e com os pés absolutamente no chão.
O Kyol Che lhe mostra, cria a consciência de que só existe uma única solução, e ela está bem dentro de você.
Difícil no começo, fácil no meio, leve no final. Me senti presente, verdadeira e determinada a praticar.
A partir do momento que eu me dei conta das minhas brigas tudo começou a fazer sentido. A conversa com o coordenador foi essencial para virar a chave.
Todos os momentos foram preciosos e lapidadores do meu ser.
As práticas foram importantíssimas para meu momento de vida. Sentar dignifica reconhecer os seis sentidos – olfato, paladar, visão, tato, audição e mente – e desidentificá-los da figura do “eu”.
Incrível. Depois de três dias brigando com tudo, entendi que todas as brigas com o “externo” não passavam de conflitos com partes internas minhas. De repente, como num passe de mágica, veio todo o entendimento e a compreensão. Tudo fez sentido. Estava tudo certo, como sempre esteve.
Só praticando pra saber. Uma nova descoberta a cada novo dia, em especial o último. As práticas revelam que podemos mais.
Minha experiência foi fantástica. “Atingi” alguns segundos que não sei explicar.
Senti que houve um aprofundamento. Ficou presente o exercício silencioso de liberdade que é a meditação.
O segundo Kyol Che é mais profundo ainda, assim como o silêncio dentro de mim.
Pude notar como o poder do silêncio aumenta nossos sentidos e observar mais claramente minhas vulnerabilidades e que tudo o que basta é observar.
Uma experiência reveladora. Estar com o seu “eu” é algo indescritível. Tudo e nada ao mesmo tempo.
A cada encontro um mergulho mais profundo. Uma nova percepção sobre presença, entrega, disciplina e meditação.
Quando decidi participar do Kyol Che, vim sem expectativa. Na verdade queria silenciar, mas não sabia como fazer isso sozinha. Poderia continuar por mais 7 dias… mais 7… mais 7. Tudo perfeito.
Práticas na dose correta e na intensidade perfeita. Uma experiência profunda, de volta pra casa, reencontrando algo esquecido.
Cheguei num turbilhão emocional intenso que foi se acalmando no decorrer das práticas.
Sabe aquele sentimento de estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas? E continuo sentindo isso. Foi uma forte inspiração para tocar a vida com mais presença e mais entrega. Já é um clarão na minha história pessoal. Quero mais e sempre.
É um banho, uma higienização, daqueles que você precisa de vez em quando para tirar a sujeira que se acumulou.
Não tinha ideia de que seria uma prática de meditação Zen, me fez superar limites que nunca imaginei que pudesse.
Sem palavras, tudo perfeito, adorei!
Uma consciência e experiência corporal que eu não havia sentido antes. Vivenciei uma necessidade de me exercitar, de mover meu corpo e sentí-lo saudável, alegre e atento. Senti também uma consciência interna maior em mim.
O Kyol Che é uma experiência única na qual você se torna único. Foi um momento de superação e levo comigo mais uma experiência e lição, não de vida, mas para a vida.
Tudo foi uma grande novidade para mim, eu não conhecia a estrutura do Kyol Che, não conhecia a meditação zazen, foi uma ótima experiência. No retiro temos a opção da aceitação ou da crise, do fazer ou não fazer, do estar consigo no presente ou fugir para o futuro, passado ou imaginação. Eu tive muitos aprendizados.
Uma experiência maravilhosa, sensação de leveza e bem-estar.
Saio com uma percepção ampliadíssima, uma experiência única.
Mudou minha concepção da meditação e de sua finalidade. Uma nova compreensão da mente, fiquei mais em paz com a vida. Palavras não dão nome ao que vivi e experimentei nesse retiro, não consigo explicar, apenas sentir.
Com certeza me conheci um pouco mais. É essencial a componente observação porque com isso percebemos todos os nossos padrões do cotidiano. Através disso está sendo mais fácil a autoaceitação.
Minha experiência foi de liberdade!
Uma experiência maravilhosa e única!